O Carnaval do Montijo tem ganho cada vez mais destaque, recebendo no último ano cerca de 70.000 pessoas para celebrar a época. Devido à pandemia de covid-19 que o mundo enfrenta, o Carnaval do Montijo foi cancelado este ano. Estivemos à conversa com o Sr. Fernando Belo, presidente da associação responsável pela organização do evento, que nos explicou como costuma funcionar a organização e o porquê do Carnaval do Montijo ser um sucesso crescente.

O Carnaval do Montijo é um carnaval das gentes do Montijo, criado por e para os montijenses, aqui as estrelas somos todos nós. É realizado todos os anos para o povo, seguindo as tradições d’Os Comilões, que conta com 73 anos de história.

“O nosso Carnaval não é um Carnaval de estrelas nem de figuras públicas. O nosso Carnaval é popular, que vai beber às tradições que herdamos de outra associação, que é Os Comilões, que têm a tradição carnavalesca mais antiga da cidade. São 73 anos, se não me engano. Vamos buscar essa tradição, a esse carnaval popular, feito pelas pessoas da cidade para as pessoas da cidade, portanto, não há aqui estrelas, as pessoas comuns as nossas estrelas. O desfile é de todos para todos, é esse o grande segredo do Carnaval do Montijo. Despois temos também há sexta feira o desfile das crianças e das escolas, que é uma tradição que já vem há alguns anos e que reúne milhares de crianças no centro da cidade, e cada vez tem-se constituído uma atração mais”, explica Fernando, presidente da Associação Somos Peixinho.

Durante a Presidência da Dr.ª Maria Amélia Antunes, o Carnaval apagou-se das ruas montijenses. Fernando Belo conta-nos que o Carnaval no Montijo voltou pelas mãos do atual presidente da Junta de Freguesia do Montijo. Logo, as associações entenderam também que o Carnaval não podia cair no esquecimento, e trouxeram-no novamente.

Desde então, o Carnaval no Montijo tem-se revelado um sucesso, “as pessoas visitam e trazem a animação e alegria também ao centro da nossa cidade”.

O Carnaval do Montijo tem registado uma adesão cada vez maior, sendo que, nas edições mais atuais tinham cerca de 20.000 pessoas, depois 50.000 e, no ano passado, foram 70.000 os participantes e visitantes.

“Foram números oficiais dados pela Proteção Civil, tendo em conta a área de ocupação, vista aérea e mais os dados dos carros que entraram no Montijo, etc”.

Foto: Carnaval do Montijo

Está curioso para saber como se prepara o Carnaval do Montijo, um evento com tamanha magnitude? As palavras de ordem são segurança, organização e dedicação.

As associações, juntamente com a Câmara Municipal do Montijo e a Junta de Freguesia, começam logo a preparar o Carnaval do próximo ano, assim que termina o último desfile.

“Naquilo que me diz respeito, que sou o “responsável” ,  prepara-se com muito trabalho e muitos meses de antecedência. Normalmente começamos a trabalhar assim que acaba o último baile, na Praça da República”,diz-nos.

Para assegurar que a folia do ano seguinte vai acontecer dentro das normas e da melhor forma possível “Começamos logo a fazer os contactos com músicos, os artistas que fazem a animação de rua e estão normalmente no desfile, com as associações, etc. Fica sempre algo pendente em termos de coisas para tratar, mas à medida que vamos finalizando o Carnaval desse ano, começamos logo a fazer os contactos para preparar o do ano que vem. Desde as roulottes da comida à limpeza. Mas são muitos meses, a associação que presido, a Somos Peixinho foi a responsável no último ano e daí ter essa responsabilidade individual também. Trabalhamos em conjunto com todas as associações do Montijo que se querem associar ao carnaval, ao núcleo mais duro, digamos assim, que é constituído pela Quadrada, o Motoclube, o Águias Negras do Alto Estanqueiro, a 1º Dezembro e a própria Somos Peixinho”.

O trabalho centra-se em coordenar tudo o melhor que possível, em equipa.

“Os carros alegóricos levam meses e meses a serem feitos. É um trabalho de grande detalhe da equipa do Ricardo Contramestre”, indica.

A segurança é um dos aspetos mais importantes do evento. O plano de segurança do carnaval do Montijo é elaborado com a Polícia, os Bombeiros e a Proteção Civil.

Todos os anos, têm a colaboração dos voluntários das várias associações e da Escola Profissional do Montijo, nomeadamente, os alunos da turma de Turismo e de Informática que se voluntariam para ajudar nos dias do desfile e a dar apoio a quem vai nos carros e precisa de águas, por exemplo.

Além de tudo isto, a publicidade e a divulgação também são importantes “são coisas em cima de coisas que levam muitos meses, não é fácil”.

“Tem que haver uma grande organização para que tudo corra bem e, sobretudo, em segurança para que os participantes e para o público estejam em segurança. O Carnaval tem que ser divertido e muito seguro”.

Fernando Belo conta-nos ainda que têm outra faceta que é “coordenar com as associações que organizam bailes, os Bailes de Carnaval, como a 1.º Dezembro, a Banda Democrática, os bailes da Quadrada, os bailes dos Águias Negras, que também levam milhares de pessoas a divertirem-se na noite de sábado e segunda… Mas este ano não há”.

Carnaval do Montijo no Alô Portugal da SIC

Em 2020, o Carnaval do Montijo levou a diversão até aos estúdios da SIC, no programa Alô Portugal algo que deu muito trabalho a preparar. A equipa do programa esteve no Montijo e mostrou um pouco da preparação do Carnaval da cidade.

O Carnaval do Montijo teve pela primeira vez o apoio de associações de todas as freguesias do concelho, no ano passado.

“Já trouxemos Pegões e Canha, assim como o Alto Estanqueiro e a Jardia e é também bastante compensador conseguirmos juntar as pessoas do nosso concelho em prol do desenvolvimento de uma atividade que é de todos nós”.

Pedimos a Fernando que desse algumas dicas aos montijenses sobre como festejar o Carnaval em casa, “com um bocadinho de alegria, uma musiquinha, acho que nesta fase que atravessamos é importante mantermos um espírito alegre e não nos deixarmos abater, devemos pensar que isto vai passar e, para o ano, se tudo correr bem, já haverá Carnaval, já haverá Festas do Montijo e todas as coisas que nos tiram da rotina do dia-a-dia e nos vão alegrando”.

Do Carnaval, Fernando guarda os sorrisos das crianças. Anda sempre preocupado com a organização, para que tudo corra bem. Percorre as ruas para cima e para baixo, durante os desfiles para “acudir a todos os fogos”. Nesta maratona, testemunha a alegria das pessoas e o melhor? Só mesmo os sorrisos das crianças. É isso que faz Fernando dispensar dias, noites e horas na organização do grande Carnaval do Montijo.

Carnaval do Montijo 2020

O evento é organizado pela Câmara Municipal do Montijo, pela Junta de Freguesia da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro, em parceria com as associações Somos Peixinho, Sociedade Filarmónica 1.º Dezembro, Motoclube do Montijo, Clube Desportivo Cultural e Recreativo, A Quadrada ACD, A Baixa do Montijo ConVida, a ANAU e Os Comilões.

Fonte: https://montijo.oncity.pt/carnaval-no-montijo-e-o-carnaval-das-gentes-de-e-para-os-montijenses/