Sociedade Filarmónica 1º Dezembro

“Tão pequena nasceu… mas depressa cresceu… e tão grande se fez… quem diria? ”Palavras que se ouvem todos os anos por altura do aniversário da Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro.
A 1.º de Dezembro é a mais antiga Filarmónica de Montijo. Na Sua origem está a Sociedade Recreativa fundada em 1854 pela elite de Aldegalega, a qual veio dar origem, em 1868, àquela que inicialmente se chamava Academia Phylarmonica 1.º de Dezembro. As bases desta Coletividade foram lançadas por Cristiano Godinho e Luís Eloy Nunes, com a colaboração de músicos como José Luís Figueira, Francisco Vidal Soeiro, António Marques e José Cipriano Salgado, entre outros. Para além da música, a sua atividade incluía outras manifestações culturais e artísticas – tal como no presente.
Desde muito cedo, tradição que ainda hoje se mantém: todos os anos, a 1 de dezembro, dia da Restauração da Independência, os filarmónicos percorrem as ruas da cidade e tocam o Hino da Restauração. A atividade da Banda da Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro tem-na levado a tocar em festas tradicionais, religiosas, touradas, concursos, praças, coretos, ruas e outros espaços públicos tanto em Portugal como no estrangeiro.
A Filarmónica garante o acesso gratuito ao ensino da música e, também, a possibilidade de muitos músicos integrarem um coletivo com o qual é possível praticar e evoluir. É muito expressiva a quantidade de músicos que teve escola na Filarmónica, e mais tarde, acabou por integrar Bandas Militares ou Orquestras Sinfónicas. De referir, ainda, que muitos destes músicos só puderam ter acesso a um instrumento porque as filarmónicas os disponibilizaram, também de forma gratuita.
Ao longo de mais de 160 anos foram muitos os momentos marcantes, que devemos recordar e valorizar. Uma história que tem sido feita por sócios, músicos, dirigentes, maestros, alunos, monitores e trabalhadores que têm colaborado para manter a Coletividade viva. Revisitar a história da 1.º de Dezembro é uma forma de, simultaneamente, revisitar a história desta terra. De Aldegalega a Montijo.
Categoria: Product ID: 2105